quinta-feira, 13 de maio de 2010

Visita do Santo Papa Bento XVI a Portugal

Papa alemão, Bento XVI nasceu a 16 de Abril de 1927, em Marktl am Inn, na Baviera, na Alemanha, com o nome de Joseph Alois Ratzinger. Era filho de um agente da polícia e de uma empregada de um bar e viveu a infância numa quinta. Em 1939, entrou para o Seminário de Traunstein. Com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, teve de interromper os estudos e integrou uma unidade militar anti-aérea em Munique. Alistou-se também na Juventude Hitleriana, embora tenha alegado que o fez contra a sua vontade.

Na Primavera de 1945, com o avanço das tropas aliadas em território alemão, Ratzinger desertou do exército alemão e fugiu para casa, em Traunstein. No entanto, as tropas norte-americanas invadiram a aldeia e fizeram da casa de Ratzinger o quartel-general. Joseph foi identificado como soldado alemão e encarcerado num campo de prisioneiros de guerra, de onde seria libertado a 19 de Junho desse ano.

Em Novembro, regressou ao seminário e, em 1947, ingressou num instituto de teologia associado à Universidade de Berlim.

A 29 de Junho de 1951, Joseph, juntamente com um seu irmão, foi ordenado padre na Catedral de Freising. Dois anos mais tarde, fez o doutoramento em Teologia na Universidade de Berlim. Tornou-se docente de Teologia na Universidade de Bona, tendo mais tarde leccionado em Munster, Tubingen e Regensburg.

Ratzinger chegou a Roma em 1962 como conselheiro do cardeal alemão Joseph Frings no Concílio Vaticano II e, logo nessa altura, se tornou uma figura muito mediática. A sua popularidade aumentou durante o Maio de 68, movimento libertário dos estudantes franceses, que Ratzinger condenou, lamentando o marxismo e o ateísmo dos jovens da época.

Uns anos mais tarde, em 1972, foi um dos fundadores do jornal de teologia Communio, actualmente um dos mais importantes do pensamento católico. Ratzinger foi nomeado Cardeal de Munique a 25 de Junho de 1977 pelo Papa Paulo VI, que também o nomeou arcebispo do Mónaco. Mas foi com João Paulo II que Joseph Ratzinger ganhou mais poderes, quando em 1981 foi nomeado perfeito para a Congregação da Doutrina e da Fé. Esta instituição trata de promover e salvaguardar os ideais da Igreja católica em termos de doutrina e fé e substituiu a Inquisição. Ratzinger notabilizou-se pelas suas posições conservadoras, não escondendo ser contrário ao sacerdócio da mulher, ao matrimónio dos sacerdotes, à homossexualidade e ao uso de preservativos.

Entre 2 e 6 de Março de 2001, Joseph Ratzinger esteve em Portugal, mais especificamente no Porto, a convite da Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Na universidade portuense o então cardeal falou sobre a Europa e os seus fundamentos espirituais. Em 2002, chegou a Decano do Colégio Cardinalício, o órgão que escolhe os sucessores de cada papa.

A 19 de Abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito pelo conclave cardinalício, no Vaticano, o novo papa, em substituição do falecido João Paulo II. O cardeal alemão, então com 78 anos, escolheu o nome de Bento XVI. O conclave durou dois dias, tendo sido um dos mais rápidos da história do Vaticano. Bento XVI terça-feira dia 11 de Maio de 2010 veio a Portugal , ele percorre, 2700 Km para vir à sua primeira missa em Portugal ,tendo deixado mensagens fortes sobre a necessidade da reafirmação do catolicismo na sociedade do país .

Perante milhares de pessoas que inundaram literalmente o Terreiro do paço , em Lisboa , e os locais adjacentes , o Papa não fugiu às polémicas que têm afectado a igreja , afirmando que “nenhuma força adversa “a poderá destruir.

“ A prioridade pastoral hoje é fazer de cada homem e mulher cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo , na família , na cultura , na economia e na politica “,observou .

Papa bento XVI (Joseph Ratzinger) esteve a almoçar com a família de Cavaco Silva ,quando eram 15h15m em Roma e em Portugal eram 14h15m.

De seguida foi de Papa-móvel para o Terreiro do paço .

“O papa procurou situar a sua mensagem no contexto Português , aludindo por isso ao “glorioso” do país , na época das descobertas ,e ao papel de Portugal na Europa.

“Com o rio Tejo com pando de fundo, Bento XVI usou um registo mais pessoal para fala à “Lisboa amiga, porto e abrigo de tantas esperanças “

A cerimónia iniciou-se com uma saudação do cardeal – Patriarca, D. José Policarpo, o qual fez que ao qual fez questão de sublinhar que “a maioria católica não tira o lugar a ninguém “.

A Missa demorou cerca de 1 hora e 3 quartos , tendo sido vários os momentos em que o publico sublinhou as palavras de papa com palmas .

Bento XVI trocou presentes com D. José Policarpo e também com o Bispo de Setúbal ,D. Gilberto Reis , para além do reitor do Santuário de Cristo Rei , Sezinando Alberto.

Durante a missa , o cardial patriarca de Lisboa deu ao papa um cálice dourado (que era uma relíquia de S. Vicente )

Quando papa queria ir dormir , 1500 jovens cantaram para ele . Papa fez um discurso simpático , mas disse que tinha que ir dormir .

Papa bento XVI -Sala dos Malmequeres realizado por :
Helena Lourenço 3º ano , escola E.B.1 Azenha
8 anos
Prof. Isabel Dias Ribeiro
 Encarregado de educação: Maria de Lurdes Afonso Fonseca Lourenço