quarta-feira, 23 de março de 2011

Em 1º de Maio de 2004, a União Europeia sofria a sua maior ampliação da história




http://europa.eu/
União Europeia   Mapa da União Europeia


 Em 1º de maio de 2004, a União Européia sofria a sua maior ampliação da história. A UE, então com 15 países-membros, passava a contar com 25. A mudança provocou transformações em todos os níveis, desde a mudança do perfil da produção regional até a necessidade de tradutores para adaptar documentos e textos para o idioma dos novos membros. Os últimos cinco anos não foram suficientes para resolver as diferenças. Hoje com 27 países-membros, a UE ainda sofre com os desequilíbrios causados pela grande ampliação de 2004.


Os novos membros da EU, países do leste europeu, possuem um nível de desenvolvimento bem diferente dos antigos membros, isso intensifica o fluxo de migrações para os países mais desenvolvidos do bloco, já que a livre circulação de pessoas é permitida.

Os países integrados em 2004 vêm cumprindo uma agenda gradual de ampliação de sua participação na UE. A premissa da UE é a livre circulação de capital, mercadorias, serviços e pessoas. "Na prática, isso significa que, por exemplo, um alemão pode se instalar em Londres. No entanto, esse direito ainda não foi estendido para os cidadãos dos novos países-membros",diz Franklin Trein, cientista político e professor da UFRJ.

A UE também ganhou uma proporção maior de população rural. Acrescente-se a isso as diferenças culturais entre países ocidentais capitalistas e os novos membros com um histórico socialista (os países do leste europeu foram aliados da URSS durante a Guerra Fria).

Devido a todos esses ingredientes, os cinco anos da UE ampliada parecem pouco para desfazer as diferenças. "O processo de ampliação foi complicado e não se concluiu até hoje. Talvez seja preciso mais dez anos para a UE encontrar o seu equilíbrio", diz Trein.
Sobre a União Europeia


RESUMO :

Estados Membros

A seguinte tabela apresenta os actuais estados membros e as respectivas datas de adesão.

Data de Adesão Países

Países Fundadores Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos

1973 Dinamarca, Irlanda, Reino Unido

1981 Grécia

1986 Espanha, Portugal

1995 Aústria, Finlândia, Suécia

2004 Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa

2007 Bulgária e Roménia


Países Candidatos

Antiga República Jugoslava da Macedónia, Croácia e Turquia


(fonte: europa.eu.int)

Dia da Europa

No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman".

Este dia marca o começo da actual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.


(fonte: europa.eu.int)

Bandeira

A bandeira da Europa além de simbolizar a União Europeia representa também a unidade e a identidade da Europa.

O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.

As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.

Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.



Hino

O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.

No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.

Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.

Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.



Para saber mais:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/uniao_europeia/index.html


15 perguntas e respostas sobre a UE:


http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/uniao-europeia/ue-comissao-europeia-euro-bloco-constituicao-tratado.shtml