No dia 21 de Setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de Março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objectos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como património histórico, devendo ser preservadas.
A Floresta
No dia 21 de Março comemora-se o dia Mundial da Floresta, antes conhecido
pelo “Dia da Árvore”. Esta alteração de denominação está relacionada com o facto de
“Floresta” ser um termo mais abrangente.
A floresta não representa apenas um conjunto de árvores. Além das árvores,
esta é constituída por outros seres vivos vegetais e por animais, que aí encontram
condições necessárias à sua sobrevivência. Estes seres vivos estabelecem entre si
relações, criando um ecossistema complexo. No seu conjunto, estes seres vivos
desenvolvem condições essenciais à manutenção dos equilíbrios naturais: contribuem
para a purificação do ar, evitam a erosão dos solos, contribuem para a regulação do
clima e dos recursos hídricos, etc.. A floresta revela-se ainda de uma importância
fundamental para as actividades do Homem, desde os tempos remotos: fornece
alimento, combustível, substâncias para fabrico de remédios, madeira e outras
matérias-primas para a produção de um vasto número de produtos. Apesar da
reconhecida importância deste recurso, assiste-se continuamente a acções que
comprometem a sua preservação.
É pois necessário despertar o interesse por parte dos jovens para os problemas
relacionados com as questões do meio ambiente. Conhecer para aprender a gostar e a
preservar, são alguns dos nossos objectivos ao desenvolver este tema.
Objectivos
• Desenvolver a sensibilidade dos alunos para as questões relacionadas com
a natureza;
• Reconhecer a responsabilidade de cada um nas questões relacionadas com
o ambiente;
• Conhecer e desenvolver o interesse pela natureza e pelas espécies dos
Açores;
• Desenvolver a capacidade dos alunos, através da realização de actividades
relacionadas com o tema;
• Reconhecer a importância do recurso “floresta” para a manutenção da
vida na Terra;
• Reconhecer a importância da floresta como fonte de recursos para o ser
humano;
• Identificar as principais causas da degradação deste recurso;
• Reconhecer os efeitos negativos das actividades humanas na degradação
da floresta;
• Reflectir sobre as consequências da degradação da floresta e reconhecer a
necessidade de aquisição de comportamentos com vista à sua protecção.
Sugestão
Para além das fichas de trabalho e actividades propostas, pode ainda consultar
outro tipo de informação que achar conveniente.
Fichas de trabalho
Actividade I – Produtos derivados das árvores
Todos nós utilizamos objectos e produtos provenientes das árvores.
Vamos ver quais são esses materiais!
1. Propor aos alunos que façam uma listagem dos produtos derivados das
árvores que são usados nas suas casas e escola. Qual a utilidade desses produtos
no seu dia-a-dia (discussão oral).
2. Apresentar a seguinte lista, onde se incluem alguns produtos feitos a partir da
árvore, não só da madeira mas também das raízes, seiva, folhas, frutos, flores e
casca e comparar com a elaborada anteriormente. Consciencializar os alunos para
a diversidade de materiais provenientes das árvores.
LISTA
Adesivos
Aromas artificiais
Bebidas
Cabos de chaves de fendas
Calendários
Capacetes
Ceras
Champô
Colas
Comida de bebé
Cortiça
Cosméticos
Cortinas
Desinfectantes
Desodorizantes
Diluentes
Essências
Filmes fotográficos
Fruta
Frutos secos
Guitarras
Insecticidas
Jornais
Lacas
Lápis de desenho
Lenha
Livros
Loção para a barba
Luvas de borracha
Mapas
Medicamentos
Móveis
Papel celofane
Papel de parede
Pasta de dentes
Pastilhas elásticas
Perfumes
Perucas
Pianos
Pneus
Pomada para calçado
Produtos de limpeza
Revistas
Sacos de papel
Solas de borracha
Tapetes
Temperos/Condimentos
Tinta para impressão
Tintas
Tira-nódoas
Vernizes
Xaropes
Actividade II – Percepção da importância da floresta e das árvores
De onde tiramos toda a madeira que precisamos para construir as nossas casas
e fabricar os móveis? E de onde provém o papel dos livros e cadernos que usamos na
escola? - Da floresta!!! Mas a floresta não serve apenas para fornecer produtos
derivados da madeira. A floresta desempenha um papel muito importante no nosso
dia-a-dia, mas não é só pelos produtos que podemos retirar dela!
1. Debater com os alunos acerca das diversas funções da floresta, tendo em conta a
sua constituição.
2. Fazer uma lista e depois debatê-la, de acordo com as seguintes categorias (todas
elas são importantes):
a) Benefício social ou “pessoal”:
- recreativo
- valores espirituais
- valores culturais
(discutir com os alunos o valor da floresta como forma de lazer e diversão e
valores históricos e culturais)
b) Benefícios económicos:
- produtos
- postos de trabalhos
(Importância económica da floresta tendo em conta os produtos que podemos
retirar dela e os postos de trabalho associados à sua exploração (madeira, frutos,
seiva, turismo, etc.)
c) Benefícios ambientais:
- habitat para espécies animais
- fonte de biodiversidade
- influência no clima
- ciclo carbono/oxigénio (qualidade do ar)
- relação com os recursos hídricos
- relação com o solo
3. Pedir aos alunos que identifiquem potenciais conflitos entre alguns dos benefícios
acima mencionados.
4. Sugerir que elaborem uma lista de acções com o intuito de promover a protecção
da floresta e dos seres vivos que nela habitam.
Actividade III – Debate
1. Agrupar os alunos por forma a debaterem os diferentes interesses possíveis em
relação à exploração da floresta. Cada grupo assume um dos seguintes papéis:
a) Ecologistas - Não ao abate de árvores;
b) Gestores Ambientais - Sim à exploração da floresta através de uma gestão
adequada;
c) Empresários Capitalistas - Sim ao abate de árvores sem restrições;
d)Residentes próximos de uma mata a abater – Não ao abate por motivos
diversos;
e) Outros grupos à escolha.
2. Após discussão, cada grupo escolhe um porta-voz e apresenta os seus pontos de
vista. Um dos alunos deverá ser o moderador e no final apresentar as conclusões do
debate.
Actividade IV – Composição
Pedir aos alunos para “darem largas” à imaginação e escreverem uma história
sobre a floresta.
Proteja a Floresta!