segunda-feira, 21 de março de 2011

Origem Dia da Árvore

Origem Dia da Árvore




No dia 21 de Setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de Março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objectos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como património histórico, devendo ser preservadas.





A Floresta

No dia 21 de Março comemora-se o dia Mundial da Floresta, antes conhecido

pelo “Dia da Árvore”. Esta alteração de denominação está relacionada com o facto de

“Floresta” ser um termo mais abrangente.

A floresta não representa apenas um conjunto de árvores. Além das árvores,

esta é constituída por outros seres vivos vegetais e por animais, que aí encontram

condições necessárias à sua sobrevivência. Estes seres vivos estabelecem entre si

relações, criando um ecossistema complexo. No seu conjunto, estes seres vivos

desenvolvem condições essenciais à manutenção dos equilíbrios naturais: contribuem

para a purificação do ar, evitam a erosão dos solos, contribuem para a regulação do

clima e dos recursos hídricos, etc.. A floresta revela-se ainda de uma importância

fundamental para as actividades do Homem, desde os tempos remotos: fornece

alimento, combustível, substâncias para fabrico de remédios, madeira e outras

matérias-primas para a produção de um vasto número de produtos. Apesar da

reconhecida importância deste recurso, assiste-se continuamente a acções que

comprometem a sua preservação.

É pois necessário despertar o interesse por parte dos jovens para os problemas

relacionados com as questões do meio ambiente. Conhecer para aprender a gostar e a

preservar, são alguns dos nossos objectivos ao desenvolver este tema.

Objectivos

• Desenvolver a sensibilidade dos alunos para as questões relacionadas com

a natureza;

• Reconhecer a responsabilidade de cada um nas questões relacionadas com

o ambiente;

• Conhecer e desenvolver o interesse pela natureza e pelas espécies dos

Açores;

• Desenvolver a capacidade dos alunos, através da realização de actividades

relacionadas com o tema;

• Reconhecer a importância do recurso “floresta” para a manutenção da

vida na Terra;

• Reconhecer a importância da floresta como fonte de recursos para o ser

humano;

• Identificar as principais causas da degradação deste recurso;

• Reconhecer os efeitos negativos das actividades humanas na degradação

da floresta;

• Reflectir sobre as consequências da degradação da floresta e reconhecer a

necessidade de aquisição de comportamentos com vista à sua protecção.

Sugestão

Para além das fichas de trabalho e actividades propostas, pode ainda consultar

outro tipo de informação que achar conveniente.

Fichas de trabalho

Actividade I – Produtos derivados das árvores

Todos nós utilizamos objectos e produtos provenientes das árvores.

Vamos ver quais são esses materiais!

1. Propor aos alunos que façam uma listagem dos produtos derivados das

árvores que são usados nas suas casas e escola. Qual a utilidade desses produtos

no seu dia-a-dia (discussão oral).

2. Apresentar a seguinte lista, onde se incluem alguns produtos feitos a partir da

árvore, não só da madeira mas também das raízes, seiva, folhas, frutos, flores e

casca e comparar com a elaborada anteriormente. Consciencializar os alunos para

a diversidade de materiais provenientes das árvores.

LISTA

Adesivos

Aromas artificiais

Bebidas

Cabos de chaves de fendas

Calendários

Capacetes

Ceras

Champô

Colas

Comida de bebé

Cortiça

Cosméticos

Cortinas

Desinfectantes

Desodorizantes

Diluentes

Essências

Filmes fotográficos

Fruta

Frutos secos

Guitarras

Insecticidas

Jornais

Lacas

Lápis de desenho

Lenha

Livros

Loção para a barba

Luvas de borracha

Mapas

Medicamentos

Móveis

Papel celofane

Papel de parede

Pasta de dentes

Pastilhas elásticas

Perfumes

Perucas

Pianos

Pneus

Pomada para calçado

Produtos de limpeza

Revistas

Sacos de papel

Solas de borracha

Tapetes

Temperos/Condimentos

Tinta para impressão

Tintas

Tira-nódoas

Vernizes

Xaropes

Actividade II – Percepção da importância da floresta e das árvores

De onde tiramos toda a madeira que precisamos para construir as nossas casas

e fabricar os móveis? E de onde provém o papel dos livros e cadernos que usamos na

escola? - Da floresta!!! Mas a floresta não serve apenas para fornecer produtos

derivados da madeira. A floresta desempenha um papel muito importante no nosso

dia-a-dia, mas não é só pelos produtos que podemos retirar dela!

1. Debater com os alunos acerca das diversas funções da floresta, tendo em conta a

sua constituição.

2. Fazer uma lista e depois debatê-la, de acordo com as seguintes categorias (todas

elas são importantes):

a) Benefício social ou “pessoal”:

- recreativo

- valores espirituais

- valores culturais

(discutir com os alunos o valor da floresta como forma de lazer e diversão e

valores históricos e culturais)

b) Benefícios económicos:

- produtos

- postos de trabalhos

(Importância económica da floresta tendo em conta os produtos que podemos

retirar dela e os postos de trabalho associados à sua exploração (madeira, frutos,

seiva, turismo, etc.)

c) Benefícios ambientais:

- habitat para espécies animais

- fonte de biodiversidade

- influência no clima

- ciclo carbono/oxigénio (qualidade do ar)

- relação com os recursos hídricos

- relação com o solo

3. Pedir aos alunos que identifiquem potenciais conflitos entre alguns dos benefícios

acima mencionados.

4. Sugerir que elaborem uma lista de acções com o intuito de promover a protecção

da floresta e dos seres vivos que nela habitam.

Actividade III – Debate

1. Agrupar os alunos por forma a debaterem os diferentes interesses possíveis em

relação à exploração da floresta. Cada grupo assume um dos seguintes papéis:

a) Ecologistas - Não ao abate de árvores;

b) Gestores Ambientais - Sim à exploração da floresta através de uma gestão

adequada;

c) Empresários Capitalistas - Sim ao abate de árvores sem restrições;

d)Residentes próximos de uma mata a abater – Não ao abate por motivos

diversos;

e) Outros grupos à escolha.

2. Após discussão, cada grupo escolhe um porta-voz e apresenta os seus pontos de

vista. Um dos alunos deverá ser o moderador e no final apresentar as conclusões do

debate.

Actividade IV – Composição

Pedir aos alunos para “darem largas” à imaginação e escreverem uma história

sobre a floresta.

Proteja a Floresta!