terça-feira, 22 de março de 2011

Hora do Conto - Prof Cristina Alcobia

Escrito e ilustrado por Margarida Botelho, chega-nos um fabuloso livro com uma história original e divertida. Algo de muito estranho se estava passar com os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas.





As Cozinheiras de Livros

E se um dia deixasse de haver livros novos? Se as bibliotecas deixassem de ter livros recentes para disponibilizarem… e se os actores de teatro deixassem, também, de ter textos novos para representar? E se os livros que existem já tivessem sido lidos e relidos…e se a cidade se transformasse num verdadeiro pandemónio? Uma autêntica crise que até justificou a contratação de uma equipa de investigação para o caso. Mas Afinal de onde vêm os livros?

“As Cozinheira de Livros” escrito e ilustrado por Margarida Botelho, uma história em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas. Mais uma pérola deste mundo infantil, diria mesmo… que quase nos remete e nos faz lembrar o universo Saramaguiano, mas em versão infantil. Fabuloso!

Resumo do conto :

Era uma vez uma cidade que, de um momento para o outro, ficou sem livros. Reuniram-se bibliotecários, livreiros e leitores para descobrirem o que se passava.


Como não sabiam por onde começar, deram uma volta inteira à cidade. Passado algum tempo, só a leitora mais velha é que percebeu que a cidade tinha perdido o cheiro!

Sim, ouviram bem, o cheiro! ! !

Dantes, a cidade tinha um cheiro parecido ao duma cozinha e então o grupo de “inspectores” decidiu ir procurar a fábrica que fazia os livros. Quando a encontraram, entraram e perceberam que estavam numa cozinha!

Querem saber o que aconteceu a seguir?

Como se resolveu este problema nesta cidade especial?

Agora deixo ao critério de cada um ler este livro.