terça-feira, 31 de maio de 2011

A Câmara Municipal de Odivelas e a SIMTEJO promoveu no Largo D. Dinis em Odivelas, a exposição Hidrobox “A Historia Sensorial da Agua”.

A Câmara Municipal de Odivelas e a SIMTEJO promoveu no Largo D. Dinis em Odivelas, a exposição Hidrobox “A Historia Sensorial da Agua”.




A SIMTEJO, empresa concessionária do Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, realizou uma acção de senilização com Hidrobox.

Esta iniciativa consistiu na exibição de uma peça "A História sensorial da Água", criada com sinapses auditivas. Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da água.

Exibida na Hidrobox, a peça conceptual "A História sensorial da Água" é percepcionada unicamente através da audição, proporcionando aos visitantes sensações e imagens conceptuais que permitem criar uma narrativa. Esta peça possibilitou que cada aluno construi-se a sua história em volta da água, mediante a sua imaginação e concentração, tornando-se numa experiência única e distinta.

Ao ouvir "A História sensorial da Água", os alunos percepcionam a história da água ao longo dos tempos, desde os primórdios da Humanidade até aos dias de hoje, antevendo problemas de escassez da água e são conduzidos à reflexão da poupança da água.

Esta iniciativa permitiu ainda que os alunos conheçam o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e o seu papel na preservação dos recursos hídricos, através do visionamento de filme.

Segundo a SIMTEJO "É fundamental que se tome consciência do impacto da água na nossa vida, desde os tempos mais antigos até à civilização moderna em que o consumo da água é feito com menos preocupações de preservação. Ao acompanharem os sons da água e recriarem mentalmente vários cenários, os alunos reflectem sobre a importância deste recurso e sobre a sua eventual escassez."